Até 30 de agosto, estará patente no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo a exposição de pintura “Pintar a Festa”, que apresenta diferentes olhares sobre as festas da cidade.
A exposição decorre na Galeria Carolino Ramos do museu municipal (ala nova), prestando homenagem às Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia. Na inauguração, ocorrida no passado dia 8, Carlota Borges, vereadora com o pelouro dos equipamentos culturais, considerou tratar-se da exposição mais bonita e mais colorida sobre a temática da cidade das Festas, a qual motivou artistas vianenses e de outras paragens.
Esta mostra apresenta obras da coleção da Câmara Municipal, reunindo mais de três dezenas de pinturas assinadas por 19 artistas de várias gerações, com percursos e soluções estéticas diferentes, unidos pela afetividade pela festa e pela cidade, registada na palete de cores quentes que realçam os quadros icónicos da Romaria.
A exposição de pintura reúne, assim, quadros com os diferentes olhares de nomes como Claro Fângio, Joaquim Lopes, Alberto de Souza, Carolino Ramos, Araújo Soares, Manuela Pantoja Rojão, António Coelho de Figueiredo, David Lima, Rui Pinto, Mário Emílio, Élder Carvalho, Isaura Xavier de Campos, Mariana Homem de Melo, Carlos Basto, Juvenal Ramos, Maria Artemisa de Carvalho e Aníbal Alcino. Igualmente representados estão Rego Meira e Puskas, os quais marcaram presença na inauguração.
Este conjunto de obras é representativo da produção de arte portuguesa contemporânea do período modernista, dos anos 30 do século XX e o início da década de 1990. A mostra inclui cinco pinturas que, na sua altura, foram escolhidas para cartaz oficial da Romaria d’Agonia.
Trata-se de uma exposição comemorativa do Museu de Artes Decorativas que celebra, no corrente mês, 97 anos de existência. Foi a 17 de agosto de 1923, durante a Romaria d’Agonia, que o mais antigo museu da cidade abriu as portas ao público.