Pista de Mazarefes inaugurada pelo secretário de Estado do Desporto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, este domingo, pelas 12h00, a requalificação da Pista de Atletismo de Mazarefes, numa cerimónia que vai contar com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. A requalificação do equipamento desportivo implicou um investimento de 150 mil euros da Câmara Municipal e, de acordo com o autarca, José Maria Costa, representa uma homenagem ao Centro de Atletismo de Mazarefes (CAM) e ao trabalho que o clube tem desenvolvido nas últimas décadas.

O Centro de Atletismo de Mazarefes foi fundado em 1987, conta atualmente com 142 sócios e uma centena de atletas. A pista de atletismo, de forma oval, tem um perímetro de 200 metros e quatro corredores a toda a volta, mais dois corredores na reta da meta com 100 metros de comprimento. A pista tem ainda um setor de lançamentos de dardo, lançamento de disco, de martelo e de peso, salto em comprimento, triplo salto e salto em altura.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a autarquia investe nesta modalidade, já que em 2015 a Câmara Municipal inaugurou a pista de tartan do Estádio Municipal Manuela Machado, depois de uma empreitada de requalificação na ordem dos 400 mil euros e que assinalou os 20 anos da conquista da medalha de ouro, por parte da atleta vianense Manuela Machado, na Maratona do Campeonato do Mundo de Gotemburgo.

Para promover a modalidade, a autarquia criou, no ano letivo 2012/2013, o projeto Atletismo nas Escolas, tendo como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da ex-atleta Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos para o desporto. Em seis anos, o número de participantes duplicou e chega, atualmente, a todas as escolas primárias do concelho. Neste ano letivo, o Atletismo nas Escolas envolve um total de 1.186 alunos, que compõem 62 turmas em 36 escolas de Viana do Castelo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.