O Plano de Intervenção em Espaço Rural (PIER) de Afife, Carreço e Areosa foi aprovado na última reunião de Câmara e segue para discussão pública.
“O objetivo da proposta técnica realizada pela Câmara e que agora vai para discussão pública é devolver aos agricultores daquelas freguesias o potencial que ali está concentrado, para que possa ser mais rentável quer para as suas famílias quer para o concelho quer ainda para a economia nacional”, disse o autarca socialista. José Maria Costa falava de uma área de 900 estádio de futebol, que será novamente colocada ao serviço dos agricultores.
“Estamos a falar de 900 campos de futebol. É uma área brutal que, em grande parte, não está a ser rentabilizada. Uma área com aquela qualidade, com aquela exposição ambiental, faz todo o sentido que seja reorientada com um instrumento de planeamento para que possa permitir novos usos”, referia. Adiantando que o PIER estava a ser elaborado desde 2015, num investimento de 160 mil euros.
A área abrangida foi alvo de emparcelamento em 1989, no entanto, o autarca considerava que “está desajustado, nos seus objetivos e funções, face à atualidade”. Lembrando a possibilidade de apostar em outros produtos agrícolas, como produção de mirtilos e instalações de novas estufas.
“Passaram 31 anos e houve mudanças na utilização do solo, nas técnicas agrícolas, e novas abordagens agrícolas. Os agricultores queriam evoluir, mas o plano não comportava as novas realidades”, assegurava.
A proposta técnica conta com os contributos de várias entidades, entre elas a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte, as Juntas de Freguesias, Associação de Agricultores do Perímetro de Emparcelamento de Afife, Carreço e Areosa e Associação de Agricultores do Alto Minho.
Depois da consulta pública e a análise de proposta será elaborado um relatório final que será submetido à aprovação da câmara e assembleia municipal.