Politécnico cria sopa para idosos

Investigadores do Politécnico de Viana do Castelo desenvolvem sopa com farinha de brássicas para colmatar carências alimentares de idosos em lares.

O projeto Nutriage, que contou com a participação do Instituto Politécnico e Viana do Castelo (IPVC), teve como finalidade criar soluções avançadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos na Euro região Galiza-Norte de Portugal.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, o Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu, no âmbito do projeto, uma sopa enriquecida com brássica desidratada, especialmente para idosos.

“A grande aceitação por parte dos idosos institucionalizados em Portugal revela que esta sopa rica em nutrientes pode ser uma alternativa aos suplementos comerciais e aos alimentos de difícil mastigação ricos em fibra e proteínas”, assegurou a investigadora Ana Cristina Duarte do CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade

O objetivo principal do projeto Nutriage era assegurar um envelhecimento saudável através da avaliação, estudo e desenho de estratégias nutricionais personalizadas. As estratégias foram fundamentadas na alimentação tradicional atlântica (Dieta Atlântica) e no desenvolvimento de novos produtos alimentares que otimizem o estado nutricional dos idosos e previnam o declínio funcional e cognitivo.

Pretendia-se, portanto, gerar capacidades em I+D+i que favorecessem a melhoria na qualidade de vida dos idosos a partir da nutrição, reforçar a sustentabilidade e eficiência do sistema sócio sanitário e incentivar o crescimento e a criação de novas oportunidades de negócio para a indústria agroalimentar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.