Politécnico de Viana do Castelo com projeto pioneiro sobre exercício físico em populações clínicas

O IPVC ClinicalFIT PT é um projeto inovador pensado para formar e divulgar o mais recente conhecimento científico de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da longevidade em grupos específicos, como populações obesas, diabéticas ou hipertensas. A par da língua portuguesa, o projeto engloba vídeos e formações em espanhol e inglês.

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de lançar o IPVC ClinicalFIT PT, um projeto inovador sobre exercício físico aplicado a populações clínicas. Cofinanciado pelo PRR-Baits-IPVC, o projeto visa desmistificar o conhecimento científico, transformando-o numa linguagem mais acessível e orientando exercícios físicos para públicos específicos, conforme a condição física e de saúde. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da longevidade das populações em causa.

Coordenado pelo docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), César Chaves, com a colaboração da docente Sílvia Rodrigues, o IPVC ClinicalFIT PT analisa os mais recentes artigos científicos, as descobertas e as mais inovadoras metodologias de ação e de trabalho desenvolvido e relacionado com o exercício para populações especiais.

César Chaves define o IPVC ClinicalFIT PT como “o primeiro canal que aborda exclusivamente as últimas descobertas sobre o exercício em populações clínicas”. Trata-se de um projeto “inovador”, que tem como principais objetivos enriquecer a formação dos profissionais do exercício e otimizar as suas intervenções.


Vídeos multilingues e formação à distância: duas formas de conhecer mais sobre o IPVC ClinicalFIT PT

O IPVC ClinicalFIT PT destina-se, maioritariamente, a fisiologistas do exercício, enfermeiros, nutricionistas e médicos de medicina desportiva ou até a outros profissionais interessados em contribuir para a divulgação do conhecimento e melhoria da qualidade de vida e longevidade das populações abordadas. E quais poderão ser as populações especiais? Indivíduos com obesidade, diabetes, hipertensão ou cancro, mas também outras condições clínicas específicas.

Enquadrado com a política do IPVC, instituição comprometida com a criação e a disponibilização de ofertas formativas diferenciadas e especializadas, nomeadamente através da recém-criada Unidade Digital de Ensino à Distância (UE2D), o IPVC ClininalFIT PT atua em duas modalidades:

  • Formação contínua, disponibilizada em vídeo na página de Youtube do IPVC, com pequenos artigos que simplifiquem e desconstruam o conhecimento científico associado ao exercício físico para as populações já referidas.

Os vídeos serão disponibilizados em:

  1. Português https://youtu.be/vAW8bEExQ3U?list=PL2_mxYcjRXUJK0H6KFJ6Qqr8NZzqibc_j
  2. Espanhol
  1. Inglês
  • Criação de Ações de Curta Duração, a funcionar em regime e-learning (duração de 10 horas) sobre exercício em populações especiais. Os cursos permitirão a atribuição de uma unidade de crédito para renovação das cédulas profissionais de diretor técnico e técnico de Exercício Físico. Estas ação também serão em três línguas.
Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.