A iniciativa define-se como uma ocasião de excelência para os estudantes do ensino secundário e profissional terem um contacto próximo com o ensino superior e, em especial, com os cursos de computação gráfica e multimédia. As Jornadas de Computação Gráfica e Multimédia são também uma oportunidade que os estudantes têm para interagir com empresas da área, enquanto o setor pode apresentar os seus mais recentes projetos, tecnologias e produtos.
Perto de centena e meia de estudantes irá marcar presença na 22.ª edição da Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia, que irá decorrer esta quarta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.
A iniciativa é organizada conjuntamente pelos estudantes do curso de Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e pelo Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento Web e Multimédia, em parceria com o Núcleo de Estudantes da Computação Gráfica e Multimédia.
As XXII Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia assumem-se como uma oportunidade para os jovens estudantes do ensino secundário e profissional, oriundos de escolas dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, assistirem a palestras, participarem em workshops ou visitarem exposições de aplicações interativas, jogos digitais ou produtos audiovisuais, desenvolvidos por estudantes do curso de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia.
Os estudantes que visitam a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo poderão, ainda, ficar a conhecer a restante oferta formativa do IPVC, assim como os recursos da instituição, o trabalho desenvolvidos e a investigação produzida, assim como assistir à projeção dos filmes premiados no festival de cinema de animação CINANIMA 2023, que irá ter lugar às 21h30.
A edição deste ano das jornadas irá contar com a presença de três entidades que atuam na área da Computação Gráfica e Multimédia: a CPDS – Cooperativa Tecnológica – Cooperativa de Profissionais de Desenvolvimento de Software, o Departamento de Sistemas de Informação Geográfica da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Wolf Smart Industries, fundada por estudantes da ESTG-IPVC.
O contacto entre os estudantes e empresas da área, que aproveitam para apresentar as últimas novidades do setor, como projetos tecnologias e produtos desenvolvidos, é também um dos principais fundamentos das Jornadas.