Politécnico de Viana do Castelo debate importância de um bom ambiente de trabalho para o sucesso profissional

No âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo promoveu as V Jornadas Científicas para debater a temática “Para além dos números: a competência emocional em contabilidade e finanças. Ao longo do evento, ficou comprovada a importância do papel das emoções na gestão de recursos humanos felizes.

O impacto de um bom ambiente de trabalho no desempenho profissional e a importância das emoções na tomada de decisões financeiras. Foram estas as temáticas centrais da quinta edição das Jornadas Científicas, promovidas, este sábado, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças (APNOR).

Ao longo do evento, ouviu-se falar sobre “Work-life balance in Accounting”, com Carlos Menezes, da Universidade do Minho, e “Emoção e Finanças: um binómio inteligente”, por Maria Augusta Veiga Franco e Ana Paula Monte, do Politécnico de Bragança.

A presidir à abertura das jornadas, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, deu os parabéns à comissão organizadora pelas temáticas desafiantes que foram escolhidas. “Ouvir falar da importância de um bom ambiente de trabalho como elemento fundamental e, até, imprescindível para uma melhor produção e gestão das empresas, é algo que a todos nos deverá fazer refletir. A felicidades no local de trabalho permite que as empresas, sejam elas de que área forem, consigam produzir mais e melhor, além do melhor ambiente que se cria entre todos”.

As emoções, descreveu também Ana Paula Vale, assumem-se também como “muito importantes porque, há já estudos que o comprovam, a inteligência emocional pode influenciar positivamente a gestão financeira, tanto a nível pessoal quanto empresarial.” A vice-presidente do IPVC destacou, ainda, a importância de uma iniciativa com a participação de docentes e alunos de outras instituições de ensino superior, como fundamental para a promoção da partilha de conhecimento e de boas práticas.

IPVC, o terceiro local mais saudável para trabalhar de acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses

“Os temas destas jornadas vêm de encontro à política institucional do IPVC, que, recorde-se, foi considerado, esta semana, o terceiro local do país mais saudável para trabalhar”. O Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, é, rematou a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, “o reconhecimento público e nacional da importância que a Instituição dá a todos os seus colaboradores enquanto elementos fundamentais para o sucesso do IPVC, que foi a primeira Instituição de Ensino Superior do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, e que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.”

Já a diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Mafalda Lopes Laranjo, destacou o lado “inesperado, mas atual” da temática escolhida. “É cada vez mais reconhecida a importância que as emoções têm no nosso desempenho profissional. A capacidade de reconhecer, compreender e gerir as emoções é efetivamente uma competência essencial”.

E a contabilidade e as finanças, apesar de mais associadas a números e a análises racionais, não são alheias àquelas questões. “As empresas e as organizações estão cada vez mais conscientes da influência que a saúde emocional dos seus colaboradores tem na produtividade e na eficiência”, remata Mafalda Lopes Laranjo.

O evento, que contou com a participação de estudantes e docentes, teve como propósito discutir as novas tendências e os desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade e finanças na atualidade e a importância de recursos humanos felizes para uma empresa produtiva e capaz de responder aos desafios da atualidade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.