Estudar a volumetria, identificando e quantificando o volume dos produtos para redimensionar as cargas dos camiões é o objetivo do projeto Sanitop360, que alunos e professores da Licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística e do Mestrado em Logística da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estão a desenvolver na empresa Sanitop, em Viana do Castelo. O projeto, que se prolonga até maio, já “está a ter bons resultados”, adiantou a coordenadora da licenciatura e do mestrado, Ângela Silva, anunciando novos projetos a ser desenvolvidos com a mesma empresa.
Coordenadora da área de Logística no Projeto Sanitop360- Serviços de consultoria especializada: Integração de fluxos de informação e Modelos previsionais de Volumetria Inbound e Outbound, Ângela Silva referiu que o projeto, que arrancou em maio do ano passado, é financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiada pelo FEDER, ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas.
Entretanto, a coordenadora da Licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística e do Mestrado em Logística (APNOR) do Grupo Disciplinar de Organização, Logística e Marketing da ESCE-IPVC anunciou que a empresa já se mostrou interessada em avançar com novos projetos, depois dos “resultados positivos” obtidos no âmbito do Sanitop360.
A ESCE-IPVC tem, recorrentemente, estudantes a realizar projetos no âmbito da Unidade Curricular de “Projeto Final em Sistemas Logísticos” num conjunto de empresas da região do Alto Minho e Espanha. Além da Sanitop, os estudantes têm estado na Suavecel, na Browning, na Enercon, na Brunswick, na Gestamp, no Grupo Antolin, na Tintex, na Transneiva, na StarLogística (Espanha), entre muitas outras. “Tem sido uma boa experiência e temos tido bons resultados, já que os alunos são, muitas vezes, convidados a ficar na empresa”, assegurou Ângela Silva.
Alunos realizam estágios de verão e estágio de mestrado
A par destas parcerias com inúmeras empresas, os alunos da Licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística e do Mestrado em Logística (APNOR) da ESCE-IPVC tiveram a oportunidade de realizar, o ano passado, um estágio de verão na empresa Sanitop. No ano passado o programa realizou-se de 1 de julho a 31 de agosto, sendo que quatro alunos aceitaram o desafio e tiveram a oportunidade de conhecer o dia-a-dia dos colaboradores em diferentes funções, com foco na gestão de stocks, gestão de armazéns e distribuição. “Os quatro alunos aproveitaram as férias para ganhar experiência profissional”, aplaudiu a coordenadora da licenciatura e do mestrado.
Cristiana Arieira foi uma das participantes no estágio de verão, sendo que, neste momento, está a fazer um estágio na empresa Sanitop, no âmbito do Mestrado em Logística.
“Decidi aproveitar a oportunidade e participei no estágio de verão durante dois meses para me inserir no ambiente empresarial e no mercado de trabalho”, justificou a aluna que está no segundo ano do Mestrado em Logística. Durante os dois meses, a estudante esteve envolvida no projeto de volumetria, tendo ficado responsável por apurar o volume e dimensão de todos os produtos da Sanitop, desde um parafuso até ao ar condicionado.
Seguiu-se o estágio curricular, em que Cristiana Arieira já apresentou o projeto para a normalização das dimensões das embalagens da empresa. “Estamos a trabalhar com a dimensão das embalagens para que estas se enquadrem nas paletes e se conjuguem umas com as outras com o objetivo de reduzir espaço e custos, associados ao transporte”, explicou a aluna do Mestrado em Logística da ESCE-IPVC. Neste projeto, Cristiana Arieira está a estudar também “as melhores caixas para adequar aos produtos, bem como a otimizar todo o processo”. O estágio de mestrado passa ainda por “substituir, por exemplo, a fita cola adesiva por fita cola gomada, que é mais resistente, ou os dispensadores manuais pelos dispensadores automáticos para reduzir tempo e desperdício de fita cola”.
A aluna da ESCE-IPVC aplaudiu este tipo de parcerias entre o IPVC e o tecido empresarial da região. “Não basta aprender em contexto sala de aula, que é muito importante, mas é fundamental crescermos e aprendermos em contexto empresa”, destacou Cristiana Arieira, confessando que conseguiu “o melhor de dois mundos” ao decidir fazer o estágio de mestrado na empresa Sanitop.