O Politécnico de Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, o Selo de Qualidade Académica Voluntária, um prestigiado reconhecimento que sublinha o seu compromisso com o voluntariado e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A distinção foi entregue no passado dia 05, Dia Internacional do Voluntariado, numa cerimónia realizada em Cascais, capital portuguesa do Voluntariado, pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Este selo reflete o trabalho contínuo e as inúmeras iniciativas desenvolvidas pela instituição, como as parcerias com entidades como a Refood. Só no último mês e a título de exemplo, apresentam-se dois casos de voluntariados desenvolvidos pela comunidade IPVC: no primeiro caso, estudantes do 2.º ano curso de Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) envolveram-se no projeto de desenvolvimento de módulos para acondicionamento de refeições destinadas a pessoas em situação de carência. Num outro momento, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) participou ativamente na plantação de quase duas mil árvores, em colaboração com o Moto Clube de Arcos de Valdevez, no Baldio da Freguesia de Rio de Moinhos, no âmbito do programa Eco-Escolas. Destacam-se, ainda, iniciativas como Caminhas Solidárias, ações de voluntariado ambiental (limpeza costeira) e de apoio animal (com associações protetoras de animais) ou até a captação de voluntários para iniciativas pontuais com associações locais.
O Selo de Qualidade Académica Voluntária é uma forma de reconhecer e estimular as práticas de voluntariado vividas no contexto académico, fortalecendo a ligação entre a formação e o compromisso social, como destaca a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.