Politécnico de Viana já iniciou Escola de Verão

Já começaram as atividades letivas da Escola de Verão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

As atividades irão decorrer até ao próximo mês de outubro e surgem no âmbito do Projeto “Verão Com Ciência”, através do qual o Instituto Politécnico de Viana do Castelo viu aprovado o Plano de Formação “Renovação de Coberturas Revestidas a Amianto em Edifícios Escolares ” Soluções Pró-Sustentabilidade Ambiental”.

A Academia de Verão envolve 15 estudantes que irão alternar entre aulas teóricas e práticas.

A Academia de Verão, envolve uma “componente teórico-prática” com 60 horas de lecionação, repartida por 30 sessões com 2 horas lecionadas em contexto de sala de aula. Na sequência da formação teórico-prática, serão ministradas “oficinas de formação” prática no terreno, num contexto de aprendizagem in situ, procurando proporcionar aos formandos a experiência de aprendizagem num “laboratório vivo”, em condições estrita segurança. As oficinas de formação prática irão decorrer em finais de setembro e início de outubro.

Esta modalidade está centrada nas práticas de formação no terreno que possibilitem a transferência da aprendizagem relacionadas com a reabilitação ambiental de coberturas revestida a fibrocimento com amianto. A duração das “oficinas de formação” será de 60 horas, repartidas por 30 sessões com 2 horas de formação diária.

Em suma, o Plano de Formação prevê uma duração total de formação de 120 horas, repartidas equitativamente por uma “componente teórico-prática” e por “oficinas de formação”.

Apesar dos inúmeros candidatos foram selecionados 15 estudantes do IPVC que reuniram as condições para ser bolseiros de iniciação à investigação ou de investigação.

O programa “Verão Com Ciência” pretende estimular “Escolas de Verão” em Politécnicos e Universidades através de iniciativas integradas de I&D e formação superior

No âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) na sequência da pandemia de COVID-19, e tendo em vista a valorização da capacidade científica, tecnológica e académica existente em Portugal e a sua relação com a sociedade, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), atribuiu um apoio especial, “Verão Com Ciência”, a iniciativas integradas de I&D e formação superior que contribuam para o processo de estabilização económica e social através de qualificação superior a desenvolver no Verão de 2020, entre 01 de julho e 30 de outubro de 2020.

O programa Verão Com Ciência pretende estimular “Escolas de Verão” em Politécnicos e Universidades através de iniciativas integradas de I&D e formação superior, exclusivamente presenciais, incluindo estágios de investigação em unidades de I&D e/ou instituições públicas ou privadas, incluindo: Novos apoios da FCT, para bolsas de I&D para atividades presenciais de formação e investigação em Politécnicos e Universidades de estudantes e jovens em estreita articulação com unidades de I&D e com a possibilidade de estágios em instituições públicas ou privadas;

-Extensão pela DGES, sob a forma de auxílio, das bolsas de ação social escolar, ativas em 2019/20, para atividades presenciais de formação e investigação dos bolseiros em Politécnicos e Universidades, em estreita articulação com unidades de I&D e/ou com a possibilidade de estágios em instituições públicas ou privadas.

Este apoio especial “Verão Com Ciência” foi desenhado com um período curto de candidatura, de 16 de junho a 26 de junho, com a possibilidade de implementação e o apoio a despesas elegíveis entre 01 de julho e 30 de outubro de 2020.

Os projetos contribuem para atividades de formação e I&D a desenvolver presencialmente com estudantes, docentes e investigadores, incluindo soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.