A recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR). Atualmente, de acordo com o RGGR e com o Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU 2030), é obrigatória a separação e recolha dos resíduos verdes num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
A implementação deste projeto, com o apoio do programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos” do Fundo Ambiental, obteve um financiamento na ordem dos 30.000,00 euros.
Neste âmbito, foi adquirido um biotriturador de resíduos verdes de pequenas dimensões e 63 contentores para recolha seletiva de biorresíduos verdes, com capacidade aproximada de 1.000 litros.
Os contentores estão a ser colocados em zonas estratégicas da sede do concelho para o depósito de resíduos verdes, sendo que a recolha e tratamento dos resíduos será garantida pelo Município.
Os objetivos desta ação são a valorização dos resíduos verdes e consequentemente, a sua redução, quer em produção quer em deposição de aterro.
Grande parte dos resíduos verdes serão utilizados como material estruturante em futuras unidades de compostagem comunitária.
O sucesso desta operação, que é nova para todos, depende do envolvimento da população abrangida.
Em prol de um Município mais amigo do ambiente e que aposta na valorização dos seus resíduos e na melhoria da sua sustentabilidade, apela-se ao contributo fundamental por parte dos utilizadores deste novo serviço.
O presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, sublinhou que, com este projeto, o Município de Ponte da Barca dá início à recolha de proximidade na via publica de biorresíduos – resíduos verdes.
Este projeto-piloto, é um passo fulcral rumo à melhoria da sustentabilidade do Município, com enfoque na sede do concelho, representando mais uma importante medida ambiental, que contribuirá para que o território de Ponte da Barca continue a melhorar o caminho do desempenho ambiental que tem trilhado nos últimos anos.