O Município de Ponte de Lima apresentou publicamente, a 2.ª edição da Agenda da Sustentabilidade. Coordenada e elaborada pela Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos, a Agenda da Sustentabilidade reforça os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e dá a conhecer o que o Município de Ponte de Lima faz em prol da Sustentabilidade, através das boas práticas implementadas no nosso território.
Dirigida à comunidade escolar, a apresentação decorreu no auditório da Escola Secundária de Ponte de Lima, com a presença de alunos, professores e diretores das Escolas Profissionais e dos Agrupamentos de Escolas do concelho. Acompanhado pelo vereador, Gonçalo Rodrigues e pelo vereador, Carlos Lago, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Paulo Barreiro de Sousa, destacou a importância desta ação, “é através das escolas que podemos acelerar os processos de mudança de hábitos e o desenvolvimento da nossa comunidade. O objetivo desta Agenda, que resulta de um trabalho desenvolvido pela Área de Paisagem Protegida, visa sensibilizar os alunos das nossas escolas para a sustentabilidade ambiental e estimulá-los a dinamizar diversas ações, nomeadamente na área ambiental, cultural, social, desportiva e na biodiversidade. Hoje, Ponte de Lima aposta fortemente na questão ambiental e esta Agenda é mais um contributo e um estímulo para preservarmos a nossa biodiversidade e o meio ambiente onde vivemos, adotando boas práticas, sendo que todos os dias devemos fazer algo para melhorar a sustentabilidade do nosso ecossistema”.
A Agenda da Sustentabilidade 2023_2024 foi distribuída às turmas presentes do 7º ao 12º ano de escolaridade.
No final procedeu-se à abertura da exposição Insetos em Ordem, considerada como uma das mais importantes iniciativas de divulgação da Biologia realizadas nos últimos anos em Portugal.
A exposição foi desenvolvida no Ano Internacional da Biodiversidade 2010, no contexto do programa Bioeventos, por uma parceria constituída no seio da Universidade de Lisboa pelo Centro de Biologia Ambiental, o TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde foi exibida entre maio de 2010 e maio de 2011.
Ideia original, totalmente desenvolvida em Portugal, a exposição, que explora o mundo dos insetos, consegue transmitir de uma forma lúdica através de um jogo de pista assumido como um divertimento, a metodologia da chave dicotómica da observação científica de identificação dos organismos, transmitindo a satisfação única de uma descoberta científica.