As autarquias têm direito a receber do Orçamento do Estado 5% das verbas do IRS cobrado nos seus concelhos e podem optar por devolver parte aos munícipes. A percentagem de devolução está entre 0% e 5% da coleta, sendo esta percentagem transmitida todos os anos à Autoridade Aduaneira antecipadamente ao prazo de entrega do IRS anual.
Ponte de Lima é um dos 24 municípios do país (308 no total) que decidiram em 2018 devolver o valor na íntegra, ocupando neste grupo o 3.º lugar enquanto município que mais IRS devolve à população, apenas ultrapassado pelos Municípios de Águeda e Albufeira. Este valor, que representou só no ano passado a perda de receita para a autarquia de 792 569,00 €, tem vindo a aumentar de ano para ano a favor da população. O imposto que o município prescinde é devolvido, sob a forma de dedução à coleta, aos seus moradores.
Desde 2008, ano a partir do qual esta decisão passou a poder ser tomada pelos Municípios e à qual Ponte de Lima optou, logo desde o início e juntamente com apenas mais 8 concelho, em abdicar da totalidade desta receita, contabiliza à data uma perda de 5.020.092,00 €, que não entraram nos cofres da autarquia, a favor dos seus munícipes
A boa gestão dos dinheiros públicos tem permitido ao Município implementar uma política fiscal atrativa e praticar preços baixos pelos serviços prestados à população, tendo este cenário uma relação direta com a maior ou menor disponibilidade financeira das famílias e empresas de cada concelho. O objetivo desta medida é, para além de tentar incrementar a fixação dos habitantes e de atrair novos moradores, promover uma maior dinâmica da economia local e permitir uma maior disponibilidade para o consumo ou poupança.