No dia 27 de setembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima acolheu a homenagem ao atleta Fernando Pimenta e ao treinador, Hélio Lucas, associando-se a esta homenagem o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, o presidente do Comité Olímpico, Clube Náutico, familiares e amigos.
Entre agosto e setembro, o atleta limiano conquistou cinco medalhas nos campeonatos mundiais de canoagem, nomeadamente no campeonato mundial de velocidade, realizado em Duisburgo, na Alemanha, onde arrecadou três medalhas, bronze, prata e ouro. Recentemente, no Campeonato mundial de canoagem de maratona, em Vejen – Dinamarca, conquistou duas medalhas de ouro.
Conquistas que o consolidam como o “melhor atleta português de sempre” disse o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Victor Félix.
Reforçando esta ideia, o presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, João Mimoso de Morais, considerou que é o “maior atleta português de sempre.”
O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, enalteceu o trabalho e a dedicação do atleta como sendo “uma força da natureza, mas também do trabalho, pois o seu reconhecido comprometimento e dedicação à modalidade, as infinitas horas de treino árduo e vida regrada e de sacrifício, cinzelaram-no como o melhor.” Enunciou o numero de medalhas que já conquistou, “As 136 medalhas internacionais são a prova da sua dimensão desportista, de quem já se assumiu “sem limites e sem data de validade”, sendo o único atleta português a conquistar 3 medalhas de ouro em campeonatos do mundo em modalidades olímpicas. Um feito inigualável, ao alcance só dos predestinados.”
O autarca parabenizou a dupla o atleta e o seu treinador, “Hélio Lucas Araújo está ao lado de Fernando Pimenta desde o primeiro dia, treinando-o para ser campeão do mundo. O professor Hélio Lucas Araújo tem na carreira do Fernando um papel determinante, sendo não só o treinador, mas também o seu mestre, orientador e confidente. Num percurso nem sempre fácil, mantiveram-se unidos e o apoio incondicional, a postura discreta do treinador Hélio Lucas Araújo e a perseverança resultaram num trabalho e dedicação exímios que fizeram desta uma dupla imbatível, conseguindo recentemente o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024” disse o autarca de Ponte de Lima.
O Município de Ponte de Lima agraciou os homenageados com duas salvas de prata, como forma de agradecer pelas conquistas alcançadas. O treinador limiano Hélio Lucas, agradeceu ao Município, à Federação Portuguesa de Canoagem, ao clube Náutico, “que foi sempre a minha casa e onde tudo começou” disse Hélio Lucas.
Por sua vez, Fernando Pimenta reconheceu que “é sempre um prazer receber estas homenagens, na presença da família e amigos, são muito sentidas. Ponte de Lima vai sempre comigo para onde quer que eu vá”.