O Município de Ponte de Lima concretizou mais uma ação decorrida no âmbito da 1.ª edição do Orçamento Participativo – OP, uma iniciativa que se entende como um mecanismo de democracia participativa que confere aos cidadãos limianos o poder de decidirem como deve ser investida uma parte das verbas do Orçamento Municipal.
A proposta de Dionísio Manuel Gonçalves – “Teqball para todas as idades” – cujo objetivo é promover a prática desportiva da modalidade inovadora e inclusiva no concelho de Ponte de Lima, foi um dos projetos vencedores na área da juventude, na 1ª edição do OP, tendo sido atribuído a este projeto o valor de 9.793,26€.
Neste sentido, foram colocadas três mesas de Teqball em espaços públicos, nomeadamente no Parque Fernando Calheiros de Barros, na Escola EB 2/3 e Secundária de Arcozelo e na Escola EB 2/3 da Correlhã. A concretização deste projeto pretende ajudar a fomentar o espírito desportivo e a integração social, reunindo pessoas de diferentes idades e origens. A mesa de Teqball é versátil, permitindo a prática de 5 desportos diferentes com o mesmo equipamento: Teqvoly, Teqpong, Teqball, Teqis e Qatch.
O Município de Ponte de Lima já lançou a 2ª edição do OP para o corrente ano, tendo atribuído uma verba global de 60.000,00 euros, dando assim continuidade ao envolvimento dos cidadãos na definição e implementação de projetos que contribuam para o crescimento do concelho.