A população de Ponte de Lima escolheu sete dos oito projetos que concorreram ao Orçamento Participativo (OP) deste ano, nas áreas do bem-estar animal, desenvolvimento sustentável e ocupação dos tempos livres.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a proposta de renovação de casotas do abrigo Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua (ALAAR) foi vencedora na área do bem-estar animal.
Na área de desenvolvimento sustentável venceram os projetos “Caminho de Santiago Florido: Explorando a Biodiversidade na Correlhã”, “RIMEM de Ponte de Lima (Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas)” e, “RIMSQA – Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade da Água”.
Quanto à área de ocupação dos tempos Livres, foram selecionados os projetos “Jardim do Imaginário”, “O Clube de Ciências Fora de Portas” e, “Brincar e Aprender nas Férias”.
“O sucesso da segunda edição ditou a importância da continuidade da iniciativa, estando já assegurada a realização da próxima edição para o ano 2025, com uma verba global de mil euros, o que demonstra o compromisso do município em investir nas ideias e necessidades identificadas pelos cidadãos”, lê-se na nota.