“Porta 1” quer debater saúde mental

A Associação de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo lançou, na última sexta-feira, a primeira edição da revista “Porta 1”.

A iniciativa “surgiu da formação clínica que temos no departamento de psiquiatria e os nossos internos fizeram trabalhos muito interessantes e nós achámos que os deveríamos publicar. A ideia surgiu assim”, referia a diretora da publicação. Luísa Quintela acrescentava ainda a vontade de mostrar que a psiquiatria “está fechada”. “Queremos que esta revista permita abrir a psiquiatria e a saúde mental”.

Criada em 2005, a Associação desenvolve várias iniciativas de índole cultural, e de bem-estar. O diretor do Departamento de Psiquiatria da ULSAM considerava que esta área “é a área mais importante da medicina”. Aníbal Fonte explicava que um dos propósitos da Associação é “dar às pessoas a oportunidade de desenvolverem o seu potencial”.

Para Cristina Roque o importante “é nunca desistir perante as dificuldades que encontramos no caminho”. A diretora clínica espera que a revista seja “uma porta 1 aberta para o futuro”.

O presidente do Conselho de Administração da ULSAM defendia que “esta revista surge numa altura em que há uma preocupação nacional com a saúde mental”. Franklim Ramos esperava que a revista seja “lida na sociedade e contribua para esta consciência coletiva do que é a saúde mental”.

“A saúde mental está na ordem do dia, mas só superficialmente, porque a saúde mental implica um trabalho muito profundo”, dizia, ainda antes da apresentação da revista, Luísa Quintela.

A revista conta com 10 artigos e pode ser encontrada no departamento de psiquiatria da ULSAM. Dentro de três meses terá também uma edição online.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.