Portinho de Âncora

Foi assinado, recentemente, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Caminha, o auto de consignação da empreitada de Alimentação Artificial, Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro Natural da Duna dos Caldeirões que permitirá proteger o cordão dunar e efetuar a tão ansiada dragagem do Portinho de Vila Praia de Âncora.

A empreitada tem um valor aproximado de 1.6 milhões de euros e vai ser efetuada pela empresa Submarit, Subempreitadas e Trabalhos Marítimos, Lda em parceria com a empresa local MSP & Filhos, Lda. ao longo dos próximos 6 meses. Este é uma obra da Polis Litoral Norte – Sociedade para Requalificação e Valorização do Litoral Norte, S.A. e conta com financiamento assegurado em 75% pelo POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, sendo 25% assegurado pela DGRM – Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

A intervenção que será agora executada, consiste na alimentação artificial de areias na duna dos Caldeirões, a partir da dragagem de areias que se encontram em excesso no portinho de Vila Praia de Âncora, com vista à sua reconstituição/reforço, apoiada numa solução de intervenções mistas de obras de reforço no núcleo da duna, através da implantação de núcleos resistentes com recurso a geotubos cheios de areia, complementadas com intervenções de bioengenharia na consolidação e estabilização das margens do rio Âncora e de recuperação e valorização ambiental, atendendo à recorrência fenomenológica e à resiliência do meio.

Ao longo das próximas semanas vão ser agilizados todos os procedimentos burocráticos de modo a que a mobilização de meios para Vila Praia de Âncora decorra ao longo do mês de abril. A obra arrancará nos primeiros dias de maio.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.