Porto de mar cresce 8% e movimenta 147 mil toneladas

O porto comercial de Viana do Castelo anunciou que movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020. O balanço, anunciado esta semana pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.

“O acréscimo de 28% na movimentação de granéis líquidos e de 17% nos granéis sólidos contribuíram substancialmente para o crescimento do porto minhoto, nos primeiros meses do ano”, refere em nota enviada ao A AURORA DO LIMA.

Entre os granéis sólidos salienta-se a exportação de minérios, que se traduziu em mais 18 mil toneladas de carga movimentada face à registada em 2019, e a importação de cinzas volantes, mais 9 mil toneladas do que no ano anterior. Já relativamente aos granéis líquidos, exportaram-se mais de 24 mil toneladas de asfalto, que se traduz num acréscimo de 28%, em comparação com o período homólogo.

“Se, em 2019, Viana do Castelo registou um crescimento significativo (+16,5%), este ano, e com este primeiro balanço, prevemos manter a trajetória e continuar a dar resposta às indústrias da região.”, salienta, ainda, a APDL.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.