Portugal e Viana têm novo santo

Frei Bartolomeu dos Mártires foi declarado santo pelo Papa Francisco. A canonização do beato, nascido em 1514, está marcada para 10 de novembro deste ano.

Frei Bartolomeu dos Mártires nasceu a 03 de maio de 1514 em Lisboa e morreu a 16 de julho de 1590 na cidade de Viana do Castelo, tendo sido sepultado na igreja de São Domingos. Dotado de uma inteligência, perspicácia e de uma vontade generosa e forte, Bartolomeu dos Mártires nunca imaginou trocar o seu hábito branco e preto de frade franciscano por vestes episcopais.

A caridade resplandeceu singularmente na vida do arcebispo, nas suas dimensões do amor a Deus e ao próximo. Viveu sempre em extrema pobreza, para ter mais que dar aos pobres.

João Paulo II já tinha reconhecido, em 07 de julho de 2001, o milagre proposto para a sua beatificação. O povo acorre ao seu túmulo, localizado na igreja de São Domingos, a pedir um milagre. Durante as festas da Senhora d`Agonia foram muitos os fiéis, que visitaram aquele templo, e ficavam admirados com a beleza do espaço, mandado construir pelo próprio Bartolomeu dos Mártires.

Amaro Correia

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.