Após dois anos, devido à pandemia da Covid-19, que não tiveram lugar comemorações do 25 de Abril em Viana do Castelo, na Praça da República, elas voltaram para satisfação de muitos.
A Praça voltou a comemorar Abril na Rua. Assim na noite de 24 para 25 de Abril, com apresentação de Raquel Amorim e Marisa Cambão, a poesia ecoou pelas suas vozes e depois com a atuação do Banda de Cá, um conjunto de Viana do Castelo, que marcou várias gerações. À meia noite cantou-se “Grândola, Vila Morena”.
À mesma hora no Teatro Sá de Miranda decorria a peça “A Noite”, de José Saramago, pelo Centro Dramático do Noroeste e também aí se ouviu a “Grândola”.
No dia 25 de abril, para além da alvorada festiva, decorreu uma Romagem ao Cemitério Municipal, onde foi deposta uma coroa de flores, em homenagem a todos quantos lutaram pela Liberdade.
Seguiu-se o almoço comemorativo na Escola Secundária de Monserrate, que contou com uma intervenção a cargo de Mariana Rocha Neves, em nome da Comissão Promotora das Comemorações Populares de Viana do Castelo, e Ernesto Videira (um aspirante miliciano que participou nas operações do 25 de abril na cidade da Guarda) . Este procedeu à leitura da mensagem da Associação 25 de Abril.
Seguiu-se uma marcha até à Praça da República, com os Bombos de S. Sebastião, de Darque. Naquele local ocorreu um espetáculo com a participação do Grupo Folclórico de Viana do Castelo e os Combos da Escola de Música AMADEUS.
À noite, teve lugar no Cinema Verde Viana, a projeção do filme “SALGUEIRO MAIA – O Implicado”, da responsabilidade da AO Norte, que teve estreia nas salas de cinema no passado dia 14.
As comemorações em Viana do Castelo, vão ainda contemplar mais eventos, desde logo a inauguração da exposição – ilustrações do concurso para o cartaz do 25 de Abril, no Café Teatro. A participação do Coro Infantil da Academia de Música no auditório do IPVC e finalmente concerto “Canções sem tempo”, por Zeca Barbosa, Xico Malheiro e Cândido Barbosa, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.
Viana do Castelo voltou a festejar Abril em Liberdade, com grande adesão popular e muita juventude.