Praça da República acolheu Gala de Abertura das Fases Finais do Desporto Universitário

Ontem à noite, a Praça da República recebeu a Gala de Abertura das Fases Finais do Desporto Universitário, que decorrem em Viana até ao próximo dia 28 de abril.

“É com imenso gosto que recebemos as fases finais. temos 70 equipas em jogo”, referia o vereador do Desporto. Ricardo Rego acrescentava que “esta competição reforça a prática desportiva da comunidade académica. É a primeira vez que recebemos este tipo de competição”.

O vereador adiantava que durante as duas semanas da competição passarão por Viana “cerca de três mil pessoas”.

 

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), parceiro da iniciativa, falava da importância do evento. “Este é um acontecimento importante não só pela importância do desporto no dia a dia da população, mas pela convivência entre os atletas”. Carlos Rodrigues salientava ainda os “valores” adquiridos pela prática desportiva e ainda que “o desporto ajuda a integrar a diversidade que existe nas academias”.

O embaixador das Fases Finais do Desporto Universitário é o vianense Tiago Mendes. na Gala de Abertura aconselhou os atletas a serem companheiros e divertirem-se. “Vivam, divirtam-se, criem memórias e sejam felizes”, disse.

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) enalteceu a prática desportiva de Viana. “Viana do Castelo é uma cidade que tem forte tradição no desporto e estamos orgulhosos por realizar esta competição nesta cidade”, dizia Ricardo nora. Acrescentando: “os nossos atletas têm um papel fundamental nos valores do desporto: faie-play, cooperação e superação”.

Este responsável acreditava que esta competição representa “uma oportunidade para promover Viana do Castelo e a região”. Lembrando ainda que, em Viana, a FADU deu início ao “Desafio aos Números”, que pretende alertar para a desigualdade de género na prática desportiva.

A animação musical esteve a cargo da Hinoprtuna, Open Dance School, Vânia Leal e Augusto Canário.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.