A antiga praça de touros de Viana do Castelo poderá reabrir no final de outubro. A garantia foi dada pelo presidente da Escola Desportiva de Viana ao Jornal de Notícias.
Rui Silva disse que “as indicações que temos é que em outubro passaríamos as atividades para a Praça Vianaa. Aguardamos serenamente essa transferência”.
A reconversão da antiga praça de touros foi adjudicada em março de 2021 pelo valor de cerca de 3,7 milhões de euros, contudo foram, ao longo do ano passado e este ano, feitos reajustes. Com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, foi adaptada para receber a prática de várias modalidades, como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol.
Está ainda previsto a construção de uma pista de atletismo de 10 metros de altura, com 200 metros de extensão e vista panorâmica.
Rui Silva declarava que “está tudo pronto para nos instalarmos. Já fizemos a distribuição dos espaçose já temos uma taxa de ocupação de 100%, entre as 17h30 e a meia noite, nos sete dias da semana”.
Para além da prática desportiva, o novo equipamento acolherá três lojas com portas para a rua e um open space com 1000m2 para atividades desportivas ou outros eventos. A lotação é de 200 pessoas em pé e no segundo piso haverá uma bancada fixa para 300 lugares sentados, assim como um restaurante e um bar, já concessionados.
O processo de reconversão da antiga praça de touros está em tribunal devido a uma ação promovida pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro). Fonte desta alegou que foram cometidas “ilegalidades” na demolição do equipamento, que estava desativado desde 2009depois de Viana ter sido declarada com o cidade anti-touradas.