Praias vianense terão recebido mais de 300 mil pessoas

Entre 01 de maio e 15 de setembro, as praias do concelho de Viana do Castelo receberam a visita de mais de 300 mil pessoas. Na época balnear que agora encerrou, as praias vianenses foram vigiadas por 40 nadadores-salvadores, apoiados por uma viatura 4X4 de emergência tripulada por paramédico e socorrista, tendo ainda contado com quatro operadores de moto 4X4, 6 operadores de embarcação de resgate e dois operadores de DAE – Desfibrilhadores Automáticos Externos.

Na sessão de encerramento da época balnear, que aconteceu no Centro de Mar instalado a bordo do navio Gil Eannes, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo agradeceu aos nadadores-salvadores o empenho e o trabalho desenvolvido.

O mês de agosto assumiu-se como o período de maior afluência de banhistas, tendo a Praia do Cabedelo, Praia da Amorosa e as Praia da Arda e Afife sido as que registaram maior número de utentes.

Assim, a Praia do Cabedelo reuniu quase 65 mil banhistas ao longo de quatro meses e meio, tenho o Rodanho assegurado praticamente 50 mil utentes, a Amorosa 35.700 banhistas e as Praias da Arda e Afife conquistado mais de 74 mil pessoas.

Neste período, foram registadas 75 ocorrências e efetuados 4 resgates na água. Em terra, o número de salvamentos com gravidade foi de 34 banhistas, tendo sido evacuadas 15 vítimas para o hospital.

Recorde-se que, nesta época balnear, Viana do Castelo contou com 8 bandeiras azuis. O Município conquistou uma nova bandeira de Praia Acessível para a Praia do Cabedelo. Assim, Viana do Castelo contou com três praias acessíveis: Amorosa, Carreço e Praia do Cabedelo, que disponibilizaram canadianas anfíbias aos utentes, para além da habitual cadeira anfíbia.

As oito bandeiras azuis, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, contemplaram as praias da Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

As 11 praias vigiadas do concelho vianense hastearam ainda a bandeira da ColorAdd – Praia Inclusiva, uma bandeira que substitui a cor por códigos, para auxiliar os cidadãos daltónicos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.