Prémio Amadeu Costa para alunos do secundário e universitário

A autarquia vianense anunciou a criação do Prémio Amadeu Costa destinado a premiar trabalhos de alunos do secundário e universitário na área das tradições e da Romaria d`Agonia. O anúncio foi feito por José Maria Costa na sessão solene de comemoração do centenário do etnógrafo, que decorreu na noite de 23 de outubro.

O prémio, segundo o autarca vianense, servirá para “perpetuar o espírito, a obra e o amor do senhor Amadeu na preservação e valorização da cultura tradicional de Viana do Castelo”.

Em janeiro de 2021 será também apresentada a biografia de Amadeu Costa. Um trabalho elaborado pela família, mas que conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O autarca vianense defendia que esta vai permitir “um melhor conhecimento da vida da nossa cidade”.

No Museu do Traje, que sofreu obras de remodelação, está, na galeria Amadeu Costa uma exposição com alguns objetos pessoais do etnógrafo. “Se hoje temos este espaço [Museu do Traje] muito o devemos ao sr. Amadeu”, explicava o autarca. José Maria Costa lembrava a entrega da família da coleção de 750 peças e de 75 trajes completos da coleção particular do etnógrafo ao Museu. Acrescentando que “hoje ofereceram uma pintura do Sr. Amadeu do pintor Salvador Vieira, que ficará aqui nesta sala”. A fotografia está na galeria Amadeu Costa, que conta ainda com uma exposição do ciclo da lã e do linho; do núcleo da Ribeira; apresentação de trajes de trabalho e ainda um espaço com alguns dos objetos mais pessoais do etnógrafo.

“Este espaço [Museu do Traje] está completamente modificado. Foi um trabalho de reorganização daquilo que é uma enorme riqueza do nosso concelho”, referia José Maria Costa. Acrescentando que “estamos a revisitar um homem que a todos marcou, continua a fazer escola e a lançar o seu perfume”.

A família agradeceu a homenagem e lembrou que o Museu do Traje foi um sonho de Amadeu Costa. “Amadeu Costa aprendeu com a convivência de gerações em gerações. Foi um lutador pela preservação das tradições, do trajar e do ourar”, referia fonte da família.

Sala principal do Sá de Miranda
“Esta casa [Teatro Sá de Miranda] teve marcas muito fortes de Amadeu Costa. Não houve atividade e associação onde aquele não esteve envolvido”, sublinhava o autarca vianense, aquando do descerramento da placa com o nome de Amadeu Costa na sala principal do Sá de Miranda.

Naquele espaço está patente uma exposição, que pode ser visitada das 9h às 17h, de segunda a sexta, e que apresenta todo o percurso do etnógrafo ligado ao teatro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.