Prémio Literário Luís Miguel Rocha para Mário Silva Carvalho

Mário Silva Carvalho foi vencedor da primeira edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha. Com 75 obras originais a concurso, o vencedor conquistou o júri com a obra “Crónica Menor de Robim da Flândria”.

A pandemia impede a sua apresentação este ano, sendo o objetivo, agora, a sua apresentação na abertura da edição de 2021 da Feira do Livro de Viana do Castelo. Além disso, o prémio passou também pela atribuição de um valor pecuniário de seis mil euros.

O concurso literário promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Porto Editora, contou com um júri constituído pela diretora editorial da Porto Editora, Cláudia Gomes, e os escritores Duarte Mangas e Viale Moutinho. Na ocasião, este destacou o facto de Luís Miguel da Rocha e Mário Silva Carvalho terem cursado História e a obra premiada ser uma história premiada que, como este último assinalou, tem de respeitar o rigor dos acontecimentos históricos.

Mário Silva Carvalho referiu este é um livro que escreveu “completamente fora” do seu terreno e que tem por base “um cenário de verdade, com rigor histórico”. Para o autor, este será, para os leitores, “um exercício de imaginação, de conhecer a cidade e as pessoas da cidade”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo referiu que “é muito importante valorizarmos as pessoas, que são o mais importante de um território”, assegurando que Luís Miguel Rocha, que originou este prémio, era uma personalidade pela qual “todos tínhamos muito apreço”, sendo que este concurso “perpetua a sua obra”. Apontou, neste aspeto, o facto deste ser a 3.ª iniciativa do género em que são valorizados importantes autores locais. As outros são relativas a Couto Viana e Lucílio Valdez.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.