O Teatro de Balugas distinguiu, na categoria Instituição, o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto pelo trabalho desenvolvido na preservação, valorização e promoção da relíquia do teatro popular português, o Auto da Floripes.
O prémio anual PALCO DE TERRA foi instituído para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Minho.
A entrega do prémio PALCO DE TERRA decorreu no passado dia 01 de dezembro, pelas 16h, no auditório da Junta de Freguesia Balugães, Barcelos.
Segundo a coletividade cultural, que pertence às três freguesias vianenses do Vale do Neiva (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe), o prémio “é uma distinção que nos orgulha, responsabiliza e motiva para os desafios permanentes da coletividade. Temos dado sempre o nosso melhor e tem valido a pena.
“Parece-nos que este reconhecimento é um bom presságio para o ano que se avizinha. 2020, assinalará o 10.º aniversário como grupo informal e o 5.º como associação, o que não passará indiferente à coletividade através de belas iniciativas que se desenrolarão ao longo do próximo ano”, explica fonte do Núcleo.
“Agradecemos aos associados e a todas as pessoas e instituições, nomeadamente às Comissões de Festa e às autarquias de Barroselas e Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe, que têm permitido este lindo percurso a favor da cultura, do património e do Auto da Floripes. E, é claro, manifestamos, também, a nossa eterna gratidão aos comediantes que, ano após ano, são os grandes vencedores!
O prémio tem também um sabor especial por partir de uma associação que tem muito mérito no trabalho desenvolvido e por ser numa freguesia vizinha que valoriza a cultura! Para além disso, é igualmente prazeroso sermos herdeiros do Cénico Lírio do Neiva (distinguido por ser o grupo de teatro amador mais antigo do Minho em atividade, tendo sido fundado em 1933) e partilharmos este ano a honra com o premiado Dantas Lima”.