Em Santa Marta de Portuzelo será impossível que alguém, seja qual for a sua personalidade, não se veja atraído pelo ambiente e espírito do Natal. Os presépios espalhados pela freguesia, um em cada lugar e os pinheirinhos no centro cívico, um por cada associação, são sinais visíveis da quadra natalícia. Uma quadra natalícia ainda muito influenciada pela pandemia provocada pela Covid-19, nomeada e especialmente do ponto de vista social, que levou a junta de freguesia a uma forte aposta na solidariedade, já que se sentem dificuldades para algumas famílias.
Para atingir os seus objetivos, a autarquia promoveu a construção dos referidos presépios, possuindo cada um deles uma caixa solidária, na qual as pessoas poderão colocar os bens que entenderem, e que serão canalizados para lares mais carenciados. Paralelamente, o espaço central da Av. Comendador Parente Ribeiro exibe diferentes árvores de Natal, de criação pelas diversas associações da freguesia, para isso convidadas. À noite cintilam as luzes de todo o espaço, em simultaneidade com as do adro da igreja, onde brilha uma estrela de referência. Referência para todos e cada um, independentemente daquilo que professa ou em que acredita.
Os presépios são modelares e aconselha-se, pelo menos, duas visitas: durante o dia e à noite. O espaço físico e as imagens são os mesmos, mas são diferentes as emoções e, muito provavelmente, quaisquer hesitações em acorrer a ser parte na solidariedade, será vencida. É que o presépio mais apreciado está no coração de cada um e leva-nos a partilhar Tolentino de Mendonça: «O Presépio somos nós; é dentro de nós que Jesus nasce».
Que para todos seja um Natal de amor e paz.