Presidente da Câmara assume estudo para criar Museu do Bombeiro

Realizaram-se, no último dia 15, as comemorações do XXXI aniversário da Velha Guarda dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.
O dia teve início com o hastear da bandeira, seguido de verde de honra, sessão solene, missa, romagem ao cemitério, visita e paragem no Monumento ao Bombeiro junto à igreja da Sagrada Família e por fim um almoço de confraternização que envolveu antigos bombeiros e dirigentes dos bombeiros voluntários, atual presidente da Direção, Comando e familiares.

No decorrer da sessão solene, pretendeu a sua direção destacar a importância e o reconhecimento da Câmara Municipal, na pessoa do presidente José Maria Costa, que esteve presente, lançando-lhe um novo repto e apresentar um voto de louvor ao Bombeiro e associado da Velha Guarda, Alcino Pinto, pela colaboração e associação à peregrinação, promovida pela Diocese, de “Nossa Senhora do Minho”.

Como motorista e condutor exímio da viatura clássica à guarda da instituição – Haynes-, mostrou-se, desde a primeira hora, disponível para voltar a envergar a sua farda e conduzir, de forma serena, tamanho baluarte da fé.

Do repto lançado – a criação de um MUSEU MUNICIPAL DEDICADO AOS BOMBEIROS —, a assembleia registou com enorme agrado as palavras do edil. Este manifestou o compromisso de encetar diligências para a sua concretização, apresentando-o à comunidade vianense, turistas e visitantes que muito ficarão agradados pelo privilégio de assistirem a testemunhos, viaturas antiquíssimas, inúmeros equipamentos e distinções, entre outros, que fazem parte do imaginário e da história de todos nós. Estes complementarão a escultura evocativa, proposta pelo ex-vereador municipal Ilídio Brásio, inaugurada em 2017.

A. Mesquita

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.