Presidente da Câmara de Cerveira assume direção do AECT Rio Minho

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assumiu as funções de diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, anunciou hoje aquele organismo transfronteiriço.

Em comunicado, o AECT Rio Minho adiantou que a instalação do conselho coordenador do AECT Rio Minho decorreu na segunda-feira, em Valença, onde o organismo tem a sua sede instalada.

O cargo de vice-diretor do AECT Rio Minho passou a ser ocupado pelo presidente da Câmara de A Guarda (Galiza, Espanha), Roberto Álvarez Carrero.

Constituído em 2018, o AECT Rio Minho abrange 26 concelhos: os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo que compõe a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra, com ligação ao rio Minho.

A renovação de cargos acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e pelo Conselho Provincial de Pontevedra.

“O AECT tem sido um instrumento muito importante para o desenvolvimento do território transfronteiriço e para que as eurocidades possam desenvolver os seus projetos em conjunto”, afirmou Rui Teixeira, citado na nota.

Os dois sócios principais do AECT Rio Minho são a CIM Alto Minho e a Deputação de Pontevedra, abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados de território e 375.995 habitantes.

A criação do AECT Rio Minho foi impulsionada pelas ações de Estratégia de Cooperação Inteligente Transfronteiriça no âmbito do projeto Smart Minho, cofinanciado pelo programa Interreg VA POCTEP.

O seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.