Aproveitando o facto de estar presente no “Viana em Movimento”, que a Rádio Alto Minho promoveu na manhã do pretérito sábado, em Santa Marta de Portuzelo, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu informalmente com o novo executivo da freguesia. Este encontro, de acordo com nota de imprensa do município, foi o primeiro de muitos que o edil fará com as juntas e uniões de freguesias do concelho com o intuito de conhecer os objetivos e projetos de cada executivo. Para tal, não é estranho o facto de Luís Nobre ser o responsável pelo pelouro da Coesão Territorial, que acumula com os da Administração Financeira, Obras Públicas e Reabilitação Urbana, Internacionalização, Desenvolvimento Económico e Turismo.
Luís Nobre teve oportunidade de dar nota da “preparação do próximo orçamento da autarquia, mas também de dar a conhecer os projetos e investimentos, nomeadamente a requalificação da ampliação da rede viária, o desenvolvimento de projetos de intervenção no centro cívico, na ampliação das infraestruturas de saneamento”.
A coesão territorial tem sido uma prioridade da Câmara de Viana do Castelo, que tem vindo a aumentar o orçamento das freguesias, como o demonstram o acréscimo orçamental de 10 % em valor de investimento global para o seu desenvolvimento, no ano de 2021; acréscimo esse, para obras de intervenção direta das freguesias.
“Viana em movimento”
Decorreu, em Santa Marta de Portuzelo, o 55.º “Viana em Movimento”, feliz rubrica da Rádio Alto Minho, em parceria com a câmara municipal. Na qualidade de presidente da câmara, foi a primeira vez que Luís Nobre participou.
Relevou o dinamismo da freguesia, perante o presidente da junta, Nuno Ferraz, plasmado nas suas associações, algumas ali representadas, nomeadamente: Associação Cultural e Desportiva, por Sílvia Lima; Comissão de Festas da Romaria, por Cristina Siano; Companhia de Guias, por Eduarda Oliveira; Escola de Folclore, por Albano Martins; Grupo Desportivo do Centro Paroquial, por António Antunes; Grupo Folclórico, por Arménio Barbosa; Movimento de Caridade Cristã, por Rosa Gonçalves. Do essencial das suas intervenções daremos nota em próxima edição.
Grupo Folclórico
Passa amanhã, na RTP1, a partir das 23h, a atuação do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo nos “100 Músicos para Amália”, comemorações oficiais do centenário de Amália Rodrigues, gravado no Teatro São Luiz. Foi uma enorme honra e motivo de orgulho, para o Grupo e para Santa Marta e Viana do Castelo, a sua participação no legado de Amália Rodrigues, designadamente entre flamengo, fado, jazz, canção francesa e italiana.
Por mais este marco na gloriosa história do Grupo Folclórico, as nossas felicitações.