Primeira Comunhão e Profissão de Fé

No início do mês de junho, precisamente no dia 04, domingo, aconteceu que a comunidade católica da nossa freguesia teve a vivência de dois momentos altos da vida do grupo da nossa catequese. Primeiro pelo facto de ser a celebração da primeira comunhão das crianças do 3.º ano. Uma celebração simples, mas de alto significado cristão, em que as respetivas catequistas evidenciaram isso no momento oportuno.

 Em segundo lugar, os catequizandos do 6.º ano celebrarem a sua profissão de fé. Esta cerimónia apesar de conter a mesma carga simplista da cerimónia anterior, como não podia deixar de ser, teve um cunho de espiritualidade e de fé muito mais aprofundado. No momento adequado da celebração, as catequistas deram nota evidente da grandeza espiritual deste momento catequético nas vidas das nossas crianças. 

O coro da catequese era constituído pelas mães dos catequizandos e por jovens adolescentes, com a preciosa colaboração do organista João Pinho e da viola “Ju”.

No final da mesma, foi entregue o respetivo comprovante da etapa da vida cristã a cada criança. Estão de parabéns as catequistas da nossa paróquia pelo trabalho realizado.   

Festa da Palavra

Mais uma festa que a comunidade católica carrecense viveu no passado dia 17 de junho, e dizemos mais uma, porque o ano catequético está a terminar e estas festas de fim de ano sucedem-se. 

Desta feita, tratou-se da Festa da Palavra, a qual também podia muito bem ser a festa da Bíblia, pois todo o conteúdo catequético se desenvolveu no âmbito da Bíblia. Os protagonistas desta celebração foram, por sua vez, os catequizandos do 4.º ano da catequese.

A referida festa da palavra decorreu durante a celebração da Eucaristia. Logo no início da mesma, a respetiva catequista teve a oportunidade de frisar com evidente relevo que a nossa comunidade católica alegrou-se neste dia porque o 4.º ano de catequese celebrava a Festa da Palavra, para logo de seguida dizer que Jesus convida-nos a todos, mas especialmente convida estas crianças a segui-lo, para assim sermos pescadores de homens, isto quer dizer concretamente para fazermos mais homens amigos de Deus e do próximo.

O momento mais especial desta cerimónia ocorreu no final da eucaristia aquando da entrega a cada criança de um exemplar da Bíblia Sagrada. Esta entrega simboliza a proximidade de Deus com o próprio e tem a finalidade de cada uma ter mais perto de si a palavra de Deus sempre presente. 

A catequista do 4.º ano disse, com plena oportunidade, que estas crianças da catequese da nossa paróquia receberam a Bíblia neste momento, para disfrutarem da oportunidade de consultar sempre a palavra de Deus, quer em momentos de estudo ou de simples leitura, porque esta é uma grande verdade, a Bíblia lê-se, mas também se estuda.  

O coro da catequese constituído pelas mães dos catequizandos e por jovens adolescentes, e uma vez mais com a generosa colaboração do organista João Pinho e da viola “Ju”, apoiaram esta celebração da Eucaristia. 

Parabéns à catequista pelo trabalho realizado ao longo deste ano letivo que agora termina e pela amizade e alegria que o grupo manifestava.   

Encerramento catequético

Já é habitual o grupo da catequese da nossa comunidade católica realizar a festa de encerramento do ano letivo, umas vezes fora da nossa freguesia, outras em Carreço.  Este ano aconteceu cá dentro do nosso burgo.

Realizou-se no último sábado de junho, precisamente em dia de São João, com bom tempo, por sinal bem quentinho, a manhã estava acolhedora e prometia a realização de uma excelente festa de encerramento do ano catequético.

Às 10h, era a hora marcada e todo o pessoal, catequistas, pais e catequizandos compareceram no largo da igreja para de seguida às 10h15 ter início a caminhada em direção à praia de Fornelos. Uma vez no local, paragem para observar as Gravuras rupestres de Montedor, da Idade dos Metais, e antigas pias salineiras da Idade Média.

Retomada a marcha pelo trilho junto ao mar em direção à Ronca. Aqui foi observada a estrutura construída em 1960, entre o Farol de Montedor e o Oceano Atlântico, albergava uma sereia elétrica (popularmente conhecida por Ronca), que emitia um sinal sonoro em alturas de nevoeiro, para alertar a proximidade da costa às embarcações. Foi desativada em 2001. A caminhada rumou em direção ao moinho do Petisco. Nova paragem agora para admirar a beleza do moinho de vento em alvenaria construído em 1855. Apresenta planta circular, em forma de torre, encimada por cobertura cónica que excede o diâmetro do edifício.

Daqui a caminhada retomou a marcha agora em direção ao Campo da Cal. Uma vez chegados a este aprazível local teve lugar a refeição que constou de um almoço convívio. No final realizaram-se diversos jogos tradicionais. Às 16h, teve lugar a Eucaristia para encerrar desta forma o ano catequético. Aos catequistas os nossos parabéns por mais este ano de grande trabalho pastoral e pelo excelente encerramento que proporcionaram aos catequizandos, aos seus pais e a toda a comunidade.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.