É a primeira mulher candidata a Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, apesar de 84% dos profissionais da área em Portugal serem do sexo feminino. A vianense Sónia Rodrigues dá a cara pela Lista A, “Psicólogos pelos Psicólogos”. Os seus objetivos passam por aproximar as diferentes gerações de profissionais, descentralizar os órgãos nacionais e fazer emergir um olhar mais digno sobre os estágios de acesso à profissão.
No próximo dia 27, sexta-feira, os psicólogos portugueses têm, pela primeira vez, a opção de escolher uma Bastonária para representar a sua Ordem. Sob o mote “Mudar para Irmos Mais Longe”, Sónia Rodrigues encabeça a Lista A, “Psicólogos pelos Psicólogos”.
O projeto “Psicólogos pelos Psicólogos” reúne profissionais das diferentes áreas, gerações e geografias da Psicologia em Portugal, destacando a diversidade e pluralidade existente no âmbito desta profissão. A própria candidata a Bastonária fez a sua formação na Universidade do Porto onde é atualmente investigadora externa, é psicoterapeuta e supervisora de casas de acolhimento de crianças e jovens e vive em Viana do Castelo.
A lista A que tem como candidata a Bastonária Sónia Rodrigues concorre contra a Lista B, encabeçada pelo atual Bastonário, Francisco Miranda Rodrigues, que é membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde a sua constituição, há 13 anos.