Procissão de Velas

Desde que o Sr. Padre Gaudêncio Gigante assumiu a paróquia de Vila Fria, há 39 anos, que no dia 12 de maio de cada ano se realizava uma procissão de velas desde a igreja Paroquial até à capela do Senhor do Socorro, no lugar da Cavagem.

A ela se associava muita gente, nomeadamente os festeiros da festa anual em honra do padroeiro São Martinho, devidamente trajados; o grupo de jovens com archotes, que precediam o cortejo com o andor da Senhora de Fátima lindamente ornamentado com muitas flores.

Com o atual confinamento e por imposição legal tal não será possível, com enorme tristeza dos paroquianos de Vila Fria.

Na Capela era pronunciado um eloquente sermão sempre de muito agrado dos participantes e a meio do percurso, sempre presente a Ana Marques para lançar pétalas de flores sobre o andor da Senhora de Fátima. No final, todos regressavam felizes às suas casas.

Queríamos realçar a iniciativa do Sr. Padre Gaudêncio que a todos contagiou e se manteve ininterruptamente ao longo destes 39 anos à frente da procissão de velas, esperamos que para o próximo ano todos possamos com muito mais vigor incorporar esta procissão.

Torna-se imperioso o normal convívio este todos, nomeadamente a abertura dos cafés, restaurantes, comércio e atos litúrgicos. A população necessita de interagir. Esperamos que esta anomalia não se mantenha por muito mais tempo, para bem de todos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.