A procissão em Honra de São Bartolomeu vai sair à rua no próximo dia 24, este ano sem os andores das freguesias, mas com figurados.
A informação foi confirmada à Barca Fm por Pedro Bragança, presidente da Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu.
Pedro Bragança sublinhou ainda que a decisão da Paróquia já tinha sido anunciada na altura da conferência de imprensa de apresentação das festas de Ponte da Barca, a 24 de julho.
O presidente da Associação Concelhia reforçou que os atos religiosos integrados nas festividades (Missas e a Procissão) são organizados pela Paróquia de Ponte da Barca.
A polémica sobre a ausência dos andores ganhou forma após o comunicado da autarquia, que solicitou a intervenção do Bispo de Viana do Castelo para resolver o impasse com os padres do concelho que se recusaram a disponibilizar os andores para integrar a tradicional Procissão no último dia das celebrações.
Até ao momento, ainda não foi possível confirmar se D. João Lavrador respondeu à missiva enviada pelo município.
Todavia, é certo que, ao final de quase 3 décadas, a Procissão em Honra de São Bartolomeu não terá os tradicionais andores representativos das freguesias do concelho.
Barca FM