Projeto de Isabel Lima na Noite dos Museus

O Dia Internacional dos Museus em Viana do Castelo, foi assinalado, no último dia 18, com uma intervenção contemporânea no Museu de Artes Decorativas.

O projeto pedagógico da autoria de Isabel Lima, que “impulsionada pela emotividade criadora, por um forte empenho na difusão do património, e por um testemunho de pedagogia artística” motivou e levou os alunos do 2.º ciclo do ensino básico do Colégio do Minho, a explorarem a história artística da louça “pintada à mão” da cerâmica regional de Viana. O projeto teve a parceria do pelouro da Educação e Cultura, dirigido pela vereadora Maria José Guerreiro.

A referida “obra artística”, desenvolvida num estilo “realista”, estabeleceu um paralelismo com os antecedentes históricos da Louça regional de Viana num total de 300 desenhos de figuração geométrica, com formas quadradas, circulares, esféricas, curvilíneas, arredondadas, irregulares, diagonais, verticais e horizontais, de pinturas de um significado simbólico, com cores intensas, nítidas e brilhantes, que constam da decoração e composição de 82 pratos, que podem ser vistos em exposição no Museu de Artes Decorativas.

“Exuberantes” peças de louça regional de Viana, decoradas com motivos religiosos, florais, brasões de famílias antigas de Viana, num total de 100 peças, desfilaram e foram apresentadas pelos alunos numa “montra viva” e “narrativa artística”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.