Projeto envolve escolas do IPVC

Três das seis escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estão a fazer um estudo da comunidade académica sobre estilos de vida e cidadania. O projeto INPEC+ iniciou-se na Escola Superior de Saúde (ESS) e alargou-se à Escola Superior de Educação (ESE) e à Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE).

“O projeto iniciou-se em 2016 na ESS e no ano seguinte estendeu-se à ESE”, explicava a coordenadora do projeto. Carminda Morais, que apelava, na abertura do ano letivo, à participação de toda a comunidade neste estudo, que engloba entidades de ensino superior públicas de Portugal e da América Latina.

O presidente do Instituto do Politécnico de Viana do Castelo esperava que o INPEC+ chegasse a todas as escolas. Carlos Rodrigues dizia que “as questões da saúde no ensino Superior é um fator crítico e importante no desenvolvimento equilibrado dos nossos alunos. Para além de haver um envolvimento dos docentes. Isto não se resume apenas aos estudantes. Os professores, os funcionários estão envolvidos”.

Carminda Morais apresentou alguns resultados do estudo: 82,2% dos alunos que responderam aos inquéritos “não tem/tem às vezes, com quem falar coisas importantes”. “Não deu/deu às vezes nem recebeu afetos” foi assinalado por 76,5% dos alunos. E 61,5% da comunidade escolar não se considera membro de um grupo comunitário e/ou de autoajuda.

A aluna Rita Rodrigues integra o projeto e referia que “queremos marcar a diferença neste Instituto e nas restantes. Ao fazermos alguma coisa aprende-se muito. Nós como profissionais de saúde temos de saber ouvir os outros”.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 50.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.