Uma vez por mês, os idosos institucionalizados do concelho deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para verem filmes, habitualmente, falados em português. Hoje, dia 15 de novembro, pelas 14h30, é exibida a pelicula “Para Cá do Marão”, de José Mazeda.
Em Monção, a mensagem da Organização Mundial da Saúde, baseada na estratégia global “envelhecer saudável” constitui uma das prioridades do Executivo Municipal liderado por António Barbosa. Nesse sentido, ao longo do ano, decorrem várias iniciativas e medidas focadas no bem-estar do idoso.
Uma das componentes mais relevantes desta política de proximidade à população mais envelhecida e institucionalizada do concelho, evidencia-se no Programa “Monção Social”, cujo objetivo consiste em responder às necessidades sociais e de saúde da população idosa.
Outro aspeto importante prende-se com a realização anual do passeio sénior, que decorreu no mês passado com a presença de meio milhar de pessoas, bem como convívios e encontros intergeracionais que propiciam momentos alegres e entretidos à população mais envelhecida do concelho.
Referência, também, para a iniciativa “Redes em Festa”, a qual junta idosos institucionalizados dos concelhos do Vale do Minho num enriquecedor convívio anual. E, como o acesso ao conhecimento é para toda a vida, destaque, igualmente, para a Universidade Sénior de Monção.
Sendo o exercício físico parte integrante do processo de envelhecimento saudável e ativo, o Município de Monção colabora nas iniciativas de caráter lúdico-desportivo realizadas nos centros de dia, promovendo, igualmente, a participação concelhia no projeto “Olimpíadas Seniores”. No próximo ano, seremos anfitriões da VIII edição.
No campo cultural, o projeto “Baús Volantes” leva livros, filmes e recordações aos centros de dia e lares de idosos e o Cine Teatro João Verde é palco da iniciativa “Idade Maior”, onde os idosos podem ver, gratuitamente, peliculas de qualidade, grande parte, faladas em português. Hoje, dia 15 de novembro, pelas 14h30, é exibida a pelicula “Para Cá do Marão”, de José Mazeda.