Viana do Castelo está a investir, durante três anos letivos, cerca de 900 mil euros, num programa de promoção do sucesso escolar, denominado School 4 All. São 849 mil de fundos do Portugal 2020 e os restantes 15% da autarquia municipal. Ou seja, 300 mil ao ano para um programa dirigido, sobretudo, a estudantes do 1º ciclo, pais e professores.
O edil vianense José Maria Costa e a vereadora Maria José Guerreiro fizeram um balanço desta projeto que, no seu 1º ano, abrangeu oito mil alunos, tendo à volta de 700 sido atendidos individualmente – por dois psicólogos, assistente social ou terapeuta da fala.
Foram, também, desenvolvidas 315 ações de formação, quer ao nível da capacitação parental, quer ao nível da formação de professores em áreas como a da música (que abrangeu perto de 2 mil alunos), em parceria com a Academia de Música, num vetor tido como estruturante e fundamental para o desenvolvimento de competências.
Além da aposta na música, ciências e apoio social, nomeadamente a famílias em situação de risco, o projeto compreendeu, ainda, da Ciência em Rede, reunindo, enquanto entidades parceiras, seis agrupamentos escolares do concelho (Monserrate, Santa Maria Maior, Abelheira, Pintor José de Brito, Arga e Lima e o de Barroselas).
O Ciência em Rede, que regista a colaboração de técnicos do CIBIO – InBio da Universidade do Porto, tem por objetivo o desenvolvimento de “aulas de campo” e o espírito de trabalho científico, metodológico e continuado, interpretação dos ecossistemas e o gosto pelo conhecimento. Compreende a plataforma Bioregisto, criada especificamente para a integração de registos verificados nas saídas de campo.
Conforme, na ocasião, sublinharam os autarcas, este projeto insere-se no âmbito da parte curricular que as escolas podem definir. Tendo em atenção, inclusivamente, que o sucesso escolar não se define apenas pelos conteúdos, mas também pela interação entre os alunos e destes com o meio onde estão.