Projeto “Rural 3.0: Serviço de Aprendizagem para o Desenvolvimento Rural”

A Associação Juvenil de Deão – AJD, de Viana do Castelo, promoveu no domingo, 10 de março, no auditório do Centro Social Paroquial de Deão, a apresentação oficial do Projeto Internacional “Rural 3.0: Serviço de Aprendizagem para o Desenvolvimento Rural” a toda a comunidade e representantes dos parceiros associativos e institucionais locais.

Estiveram presentes, para além da coordenadora do projeto (Anabela Moura), alguns dos investigadores da equipa portuguesa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a vice-presidente da Escola Superior de Educação do IPVC, também membro do projeto, Linda Saraiva, o vereador da Ciência, Inovação e Tecnologia da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido, e em representação do executivo, e a secretária da Junta da União de Freguesias das Terras de Geraz do Lima e Deão, Jerusa Lopes.

A apresentação do projeto foi realizada pela representante da AJD no Projeto Rural 3.0, Ana Paula Dias.

O projeto Rural 3.0 é financiado pelo programa comunitário Erasmus +, tem a duração de três anos, e é coordenado pelo IPVC.

Colaboram oito instituições europeias de ensino superior em igual número de grupos de ação local, dos quais a AJD faz parte, tendo no território português como área de intervenção, o concelho de Viana do Castelo e as terras de Geraz do Lima e Deão. Define-se como uma aliança de conhecimentos entre esses oito países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Áustria, Alemanha, Holanda e Lituânia), com instituições de ensino superior e instituições locais de áreas rurais bem diferentes, cada uma com sua história, experiências bastante distintas em aprendizagem de serviço e empreendedorismo social em contexto rural, diferentes sistemas educacionais, bem como necessidades específicas das comunidades no que respeita à sua localização e condições político-económicas.

O Rural 3.0 pretende reunir estas instituições de ensino superior e parceiros rurais no sentido de trabalharem numa questão comum, o desenvolvimento necessário para fazer mudanças nas comunidades rurais em resposta às suas necessidades.

Apoia a modernização do ensino superior na Europa através do currículo transnacional baseado na abordagem inovadora de aprendizagem de serviço, que reúne estudantes, académicos e a comunidade, para juntos desenvolverem soluções para questões desafiadoras, bem como inovação de produtos e processos.

Destina-se ainda a estimular o empreendedorismo social do pessoal docente do ensino superior e das entidades rurais através da cooperação transnacional entre instituições de ensino superior e parceiros rurais. Além disso, serão desenvolvidos e implementados em conjunto, novos métodos de aprendizagem e de ensino.

Com esta iniciativa, os parceiros rurais locais tiveram assim a oportunidade de conhecer o projeto.

Em modo de “Tertúlia” todos as instituições locais puderam mostrar o que de melhor fazem, evidenciando que o tecido associativo numa comunidade é um pilar fundamental na construção do desenvolvimento local e social de uma região, contribuindo assim para o exercício da democracia e da cidadania.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.