O projeto “Saberes e Sabores” do Gabinete Social de Atendimento À Família (GAF), em Viana do Castelo, é um dos 12 vencedores da edição 2018/2019 do Donativo Missão Continente.
Os 15.250€ atribuídos pela Missão Continente vão permitir ao GAF implementar o projeto que consiste na revitalização do espaço exterior de uma Comunidade de Inserção que acolhe pessoas em situação de exclusão social, através da requalificação da área exterior destinada à preparação, confeção e consumo de refeições outdoor e da recriação de uma horta e estufa de produção biológica. Além de contribuir para o abastecimento do refeitório da instituição e promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis e o combate ao desperdício alimentar, permite capacitar os beneficiários para a sua reintegração socioprofissional.
O Donativo Missão Continente pretende apoiar os melhores projetos nacionais que atuem nas áreas da alimentação saudável, do combate ao desperdício alimentar e da inclusão social através do sistema alimentar.
Na edição 2018/2019, o Donativo Missão Continente angariou, através da venda de presentes solidários em todas as lojas Continente, 240.000€ que distribuiu pelos 12 projetos vencedores, escolhidos entre as 179 candidaturas recebidas.
Após uma primeira fase de votação pública, os projetos foram avaliados e analisados em profundidade pelo júri especializado, que considerou a sua justificação, relevância, coerência, sustentabilidade e adequação ao público-alvo.
O júri, composto pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, a Direção Geral da Saúde, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, selecionou as 12 instituições vencedoras.
Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Missão Continente continua assim a promover o desenvolvimento de projetos e iniciativas que sejam inovadores e transformadores, indo ao encontro das necessidades da sociedade atual e tendo a sensibilização e mobilização como seu foco central de atuação.