Projetos do Erasmus+ no Agrupamento Escolar de Barroselas

No último dia 06 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Barroselas promoveu a abertura oficial de dois projetos internacionais de Erasmus+, a saber “European Food Adventures” e “Gender Violence Prevention begins with us”, dirigidos, respetivamente, a alunos do segundo ciclo e do ensino secundário.

O evento teve lugar na escola sede daquela Instituição e contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, do presidente da Junta de União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, da coordenadora do Gabinete de Apoio à Família, Leandra Rodrigues, da equipa multidisciplinar “School4all”, do vice-presidente do Grupo S. Paulo da Cruz, Rogério Pereira, de outros representantes de entidades colaborantes com os projetos, de representantes de meios de comunicação social, bem como, de encarregados de educação, professores e alunos interessados.

A diretora do Agrupamento, Maria Teresa da Costa Almeida, deu início ao evento realçando o impacto e a importância dos projetos no desenvolvimento do Projeto Educativo da Escola, perspetivando serem uma mais-valia para a formação e educação cívica dos alunos.

Passou de seguida a palavra à Coordenadora dos dois projetos, Cristina Gramacho, que começou por traçar os objectivos globais do programa Erasmus+, seguida de breve caracterização de cada projeto. Posteriormente, divulgou e apresentou o registo fotográfico de algumas atividades já dinamizadas, tais como a seleção dos logotipos de cada projeto, a criação de uma mascote para o projeto do 2º ciclo, a recriação e dinamização de uma estufa colocada na escola e gentilmente oferecida pela Junta de Freguesia, a realização de um seminário para alunos e encarregados de educação dinamizado pela equipa da ULSAM na figura de Susana Karim, a comemoração do dia 25 de novembro, “Dia para a Eliminação da Violência contra a Mulher” que contou com a oradora Cabo Eva Santos, responsável pelo Núcleo de Investigação de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

A aluna do 6.º ano, Bianca Silva, foi presenteada com o troféu em 2D do desenho que a própria criou e foi adotado para mascote.

O aluno do 6º ano Daniel Carvalho apresentou o resultado do inquérito feito a alunos do 2.º ciclo sobre hábitos alimentares.

Também os alunos do 6.º ano agraciaram a audiência com a apresentação do hino do projeto do 2.º ciclo, uma canção sobre comida saudável.

A vereadora da Educação terminou a sessão parabenizando a escola e toda a Comunidade Educativa pela aprovação e arranque dos projetos, bem como pela premência dos temas a trabalhar.

J.S.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.