Prospeção do lítio volta a marcar reunião de Câmara

Viana do Castelo vai “fazer tudo para travar” a prospeção de minerais na Serra d`Arga. A garantia foi deixada pelo autarca vianense no final da reunião de câmara de 13 de junho.
No público, o porta-voz do movimento SOS Serra d`Arga questionava a posição da autarquia em relação ao concurso público para a prospeção e extração de minerais, especialmente o lítio, na Serra d`Arga. Carlos Seixas ia mais longe: “irá dar parecer favorável à mineração ou fará tudo o que puder para defender a população e o território?”.

José Maria Costa referia que em 2016, a pedido da Direção Geral de Energia e Geologia, “demos um parecer muito restritivo”. Informando que “não temos forma de impedir a prospeção”. O autarca socialista lembrava, no entanto, o pedido conjunto das autarquias de Viana, Caminha e Ponte de Lima para a caracterização da Serra D`Arga como uma referência da paisagem portuguesa, nos domínios dos valores naturais e culturais.

Esta intenção dos três municípios está assente nos resultados dos estudos efetuados nos projetos de caracterização da paisagem, da flora, da fauna e geológica.

“Vamos fazer tudo o possível para travar, dentro da lei. A competência do licenciamento não é nossa. Nós já apontamos diversas dificuldades no parecer que demos. O Município de Viana do Castelo vai colocar todas as dificuldades que puder para a mineralização”, acentuava José Maria Costa.

“A Serra d’ Arga é uma pequena jóia do ponto de vista da biodiversidade, a conservar e valorizar”, frisava o edil vianense.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.