Foi assinado, na última semana, o protocolo entre a Câmara Municipal e o consórcio científico que vai implementar o Observatório do Litoral Norte, o primeiro CoLab municipal do país.
Este Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo resulta de uma parceria entre o Município de Viana do Castelo e o consórcio científico constituído pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade do Minho e Universidade do Porto.
Segundo informação do Município, o projeto, que deverá entrar em funcionamento até inícios do mês de maio, representa um investimento de 200 mil euros em sistemas de comunicação de ciência, nomeadamente painéis interativos e um aquário de 15 toneladas, mais 150 mil euros em sistemas de apoio à investigação científica.
O protocolo, assinado no âmbito do 34.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), prevê que o consórcio científico leve a cabo a construção do plano de atividades do observatório; esforço de investigação através de teses de mestrado e doutoramento; dinamização de atividades com munícipes, alunos e projetos de ciência cidadã.
Pretende-se que seja um espaço de investigação e desenvolvimento de novos conhecimentos na temática do Mar, promovendo a literacia neste tema, bem como estimular a aproximação entre o público em geral e a Investigação e Desenvolvimento (I&D) e os investigadores.
Este é um projeto que complementa a Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, que conta com sete laboratórios nas sete escolas sede de agrupamentos do concelho de Viana do Castelo, num investimento de 150 mil euros. Desde 2018, já passaram pelos laboratórios mais de 4.500 alunos, 250 professores e 45 investigadores.