“Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional” inicia-se este mês e prolonga-se até agosto, com a realização de cinco provas e, segundo a autarquia, vai gerar um retorno financeiro de seis milhões de euros.
“O projeto “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional” representa um investimento do Município na ordem dos 150 mil euros, mas o retorno para os empresários do concelho é assinalavelmente superior. O retorno anual direto na atividade económica está na casa dos sete dígitos, ultrapassando ligeiramente os 6 milhões de euros. Um valor que, claramente, tem impacto no concelho”, disse, na apresentação, o presidente da Câmara, Vasco Ferraz.
O autarca do CDS-PP informou que as provas equestres “têm sido uma das alavancas do desenvolvimento económico do concelho, ao permitir a dinamização dos setores da restauração e hotelaria, das atividades económicas ligadas ao setor equestre, para além de tantas outras atividades que beneficiam do fomento que estes eventos proporcionam”.
“Ao longo dos próximos meses, teremos atividades distintas como os jogos equestres ou as romarias a cavalo, mostrando a versatilidade do envolvimento dos equídeos nas mais diversas atividades. O papel do desporto equestre de alta competição é irrefutavelmente manifesto, enquanto motivador de uma série de dinâmicas que se alargam do campo social ao cultural, e deste último, ao económico, que será porventura o de maior relevo”, frisou Vasco Ferraz.
A iniciativa “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional” começa com o concurso internacional de saltos, entre os dias 20 e 22.