Sob o lema “Continuar a afirmar o crescimento estrutural e sustentável do concelho de Viana do Castelo”, definindo estratégias políticas para o próximo ano, decorreram as Primeiras Jornadas do PS de Viana do Castelo.
A iniciativa partiu da “Concelhia” do PS de Viana do Castelo e decorreu na sede do Centro Recreativo e Cultural das Neves, em Vila de Punhe. Participaram cerca de 70 eleitos dos diversos órgão autárquicos: Câmara, Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia. Simpatizantes, apoiantes e membros do PS que mostraram apoio ao desempenho da autarquia, da assembleia municipal e das diferentes juntas e assembleias de freguesia, assim como o contributo de muitos eleitos, nomeadamente dos independentes.
Conforme nos informaram, foi referenciada a necessidade de intensificar e aprofundar as políticas municipais em áreas fundamentais, nomeadamente na mobilidade e na descentralização de competências.
No elevado número de intervenções, na sessão foi destacado o “trabalho nas áreas da reabilitação urbana, do turismo, da cultura, do desporto e do investimento em infraestruturas executado até agora, sendo que a inovação e conhecimento; o ambiente; o património e cultura e a coesão territorial e social são os principais eixos de atuação para 2019”.
Nas conclusões das jornadas, foi definida a necessidade “estabelecer e aprofundar novas redes e parcerias regionais, nacionais e internacionais”, nomeadamente no que toca ao debate do Portugal 2030, sendo que o momento-chave fica marcado pelo propósito “nenhum cidadão pode ficar para trás”.