O PSD de Viana do Castelo, acusa a Câmara Municipal de ter aumentado a taxa de resíduos sólidos em 236 por cento, e consideram ser um “aumento brutal” para os vianenses, desta forma propuseram, uma Assembleia Municipal Extraordinária para abordar esta questão.
Assunto que foi questionado na última reunião de Câmara por parte do Vereador Eduardo Teixeira afirmando que os cidadãos “perceberam que nestes três meses houve uma diferença considerável. Estamos a falar de um aumento brutal de tarifário para os cidadãos e para as empresas. E são aumentos significativos, temos que ter isso em consideração”.
Segundo um comunicado enviado para os órgãos de comunicação, o PSD de Viana do Castelo, salienta “como podem os vianenses (e as empresas) serem confrontados com custos desta envergadura, sem qualquer planeamento, ou previsão, parecendo até tratar-se de uma total surpresa, revelador de um descontrolo inaceitável sobre a realidade do município, dos seus riscos e impactos”, questiona o PSD.
Desta forma, os sociais-democratas vianenses querem saber “em que altura deste ano foi aumentado o custo da deposição de resíduos urbanos em aterro e quais os verdadeiros motivos para este incremento nos custos”.
O PSD alerta ainda que “nada é referido sobre a evolução futura e sobre a necessidade de os vianenses, direta (por via dos aumentos das tarifas) ou indiretamente (via orçamento municipal) continuarem a arcar com estes custos, ou até, previsivelmente, com valores bem superiores a este”.
“A manutenção do serviço de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais na esfera dos SMVC, tal como o defendido pelo PSD, teria contribuído, certamente, para amortecer ou absorver este impacto”, refere o partido.
O PSD considera que “continuam a faltar todas ou muitas explicações para entender verdadeiramente a dimensão deste assunto” pelo que propõe a realização duma Assembleia Municipal Extraordinária dedicada a este tema.