PSD sugere a criação de Polícia Municipal em Viana do Castelo

Na última reunião de Câmara Municipal de Viana do Castelo realizada esta terça-feira, o Vereador do PSD, propôs a criação de uma Polícia Municipal Vianense. Eduardo Teixeira explicou os seus argumentos ao executivo socialista, que afirmou não encontrar necessidade para que essa implementação seja algo a adotar brevemente.

“A propósito de há dias a Câmara Municipal ter contratado uma empresa de segurança, para vigilância Humana em eventos, e ser já recorrente esta contratação pública, que custa aos cofres Municipais largas dezenas ou centenas de milhares de euros anuais, abre-se um debate ou consciência pública do questionar a possibilidade, de Viana ter uma polícia municipal” e acrescentou ainda, que “das cinco grandes cidades do Minho (Braga, Viana do Castelo, Guimarães, V: N. Famalicão e Barcelos), Viana do Castelo é a única que ainda não tomou a decisão de a ter ou a constituir. Até concelhos com cerca de 50.000 habitantes no Minho como Fafe já a tem, e Barcelos tomou a decisão recente de iniciar os procedimentos”, esclareceu Eduardo Teixeira.

Na sua intervenção na reunião, Eduardo Teixeira, informou que “não está em causa o papel importante da PSP e da GNR na sua ação no nosso Concelho, mas o complemento das suas atividades com uma Polícia Municipal que também responsabiliza o Município Vianense e o poder local instituído”.

“Há inevitavelmente uma necessidade evidente e a proposta agora apresentada de criação de uma Polícia Municipal, para Fiscalização e vigilância do trânsito rodoviário e pedonal nas áreas sob jurisdição municipal”, afirma o vereador do PSD.

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, questionado pelos jornalistas no final da reunião afirma que “é uma proposta solta. Não consigo perceber como se faz uma proposta sem se fundamentar. Já fomos considerados uma das cidades mais seguras do país, e o vereador que faz essa proposta já o reconheceu em várias ocasiões. Neste momento não vislumbro essa necessidade imediata”. Luís Nobre acrescenta que “uma coisa é certa, a cidade tem sido um modelo, tem crescido, e tem consolidado esse modelo, é reconhecida internacionalmente…”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.