A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemorou esta terça-feira, dia 18, o 147.º aniversário do Comando Distrital de Viana do Castelo.
Dos resultados operacionais de 2022 que foram apresentados, a PSP de VIana do Castelo destaca 112 detenções por condução de veículo com taxa de alcoolémia = >1,2gr/l, 45 detenções por condução sem habilitação legal, 19 detenções por tráfico de estupefacientes, seis detenções por desobediência e três detenções por violência doméstica contra cônjuge ou análogos. Foram, ainda, cumpridos 30 mandados judiciais de detenção.
Fruto da atividade operacional realizada pelo Comando Distrital no ano de 2022, a PSP verifica uma tendência decrescente da Criminalidade Geral e da Criminalidade Violenta e Grave.
Durante o ano de 2022, foram efetuadas diversas operações de sensibilização à população em geral, pelas Subunidades do Comando Distrital, bem como operações conjuntas com diversas entidades (Autoridades Tributária e Aduaneira e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).
Além das operações de sensibilização gerais, no âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), foram também efetuadas 176 ações de sensibilização junto da população e 1088 contactos individuais de prevenção criminal.
Foi em sessão de 18 de julho de 1876 da Junta Distrital que foi criado o Corpo de Polícia Civil de Viana do Castelo.
“Este comando tem à sua responsabilidade a proteção de cerca de 240 mil cidadãos, numa área de 40,7 Km2, garantida pelos polícias que compõem o efetivo das duas Esquadras de competência genérica, em Viana e Ponte de Lima, e das Esquadras de Investigação Criminal, de Intervenção e Fiscalização Policial e de Trânsito, na capital de distrito”, refere fonte da PSP.