Quadra Pascal e Compasso vividos com alegria

Na Quaresma realçamos o brilho como decorreu a Via Sacra, na nossa Avenida devidamente engalanada, onde o andor do Senhor dos Passos esteve sempre presente, com inúmeros paroquianos a participar, como nos referiu o pároco Sr. padre Gaudêncio Gigante, muito feliz, por ter sido o ano em que houve mais envolvência da Paróquia
Na Semana Santa todos os atos religiosos decorreram lindamente com muitos participantes, sobretudo no sábado em que os atos religiosos iniciaram-se às 21h30 e terminaram quase à meia-noite com a igreja completamente cheia.

O Compasso Pascal foi celebrado pelos paroquianos da freguesia, com muito brilhantismo. Como já vem sendo habitual, a Junta de Freguesia associou-se, convidando toda a população para beijar a cruz na Sede da Junta, sendo sempre muito participado, onde foram servidas diversas iguarias típicas da quadra festiva. O compasso nesse dia de domingo percorreu o lugar da Rua, Valverde, Sabariz, Ribeiro e Ponte Seca.

Na segunda-feira de Páscoa o compasso iniciou-se na Residência Paroquial, o pároco Gaudêncio Gigante, convidou os paroquianos a beijar a Cruz na sua casa que também é a casa da Paróquia, onde foram servidas igualmente iguarias típicas da quadra festiva, percorrendo, depois, os lugares de Ponte Pedrinha, Monte Froio, Cavagem, Junqueiro, Monte da Ola, terminando no lugar do Socorro.

São dois dias muito festivos em que a população sai à rua, visitam os amigos, acompanham o compasso, bebe-se vinho do Porto, verde branco, come-se muitos doces. São dois dias de festa e de intercâmbio familiar.

Ao juiz da Cruz, Horácio Sã e à esposa Isabel Sã, que asseguraram o compasso nos dois dias domingo e segunda-feira, a percorrer a freguesia, a participação em todos os atos litúrgicos, os nossos parabéns pela participação, dedicação e brilho, para que estas festividades se mantenha e perdure no tempo.

No domingo, a meteorologia esteve excelente com sol e temperatura amena. Já na segunda-feira de manhã também esteve muito agradável com sol, em que as famílias puderam conviver, mas ao final da tarde começou a chover, não impedindo que o compasso percorresse o lugar do Monte da Ola e o Socorro. Foram dois dias maravilhosos, de muita coesão familiar e fraternidade.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.